Desistir ou não?




Ao se perder algum concurso do Wattpad, seja de contos como em RomanceBr, ou de livros como no caso do Wattys, a primeira pergunta que se passa na cabeça de maior parte das pessoas é: Deveria desistir? Será que não sou boa o bastante? 

E exatamente sobre isso que falaremos hoje.



Como escritora tenho certa experiência na questão, mais especificamente
perdi os dois concursos de contos que participei, o último nesta semana.

O primeiro até que entendi, afinal não me esforcei, mas o segundo dei minha alma, e nada! Então compreendo cada um de vocês que pensam ou já pensaram em desistir, já passei e ainda passo as vezes o mesmo.

Afinal, perder é como se te falassem: "Ei! Desista, você não é bom o suficiente, se fosse teria ganhado certo?". E isso dói, dói muito.

Mas saindo de todo esse baixo astral literário, após minhas crises de incapacidade, percebi uma coisa, duas para ser mais sincera.

A primeira foi lendo uma entrevista da Bruna Alves Da Silva, ganhadora do Wattys 2016 com "No mesmo andar" em  narrativa visual (deixarei no fim do post o link para vocês), onde ela mostra que cada um que agora é grande, já foi pequeno um dia. Cada escritor que hoje celebra conquistas, teve perdas, ninguém saiu do nada para o tudo sem adquirir algumas cicatrizes, a diferença é que eles não desistiram por elas.

A segunda, foi em parte também na entrevista, mas dependeu acima de tudo de mim. Após a crise passar, me perguntei: Afinal, escrevo por amor ou para ser popular? A minha resposta foi por amor felizmente, eu simplesmente preciso da escrita, ela me libertar e me faz muito mais feliz. Mas se a sua for para ser popular, sinto muito, nunca estará satisfeito, mesmo que ganhe muitos k`s, sempre terá alguém maior, com mais votos, leituras, prêmios, que publicou fisicamente, etc...

Então a resposta para a pergunta no título é: se você realmente ama o que faz, chore, tenha crises de baixa estima literária, obtenha cicatrizes, mas nunca desista por isso, aprenda que faz parte do processo, que tudo depende de seu esforço, da sua vontade. Aprenda a cada dia evoluir, amar mais e mais a escrita, aprenda com seus erros, torça pelos seus concorrentes que são bons, inspire-se em quem conseguiu. Não se limite a uma meta de seja lá quantas forem as visualizações que deseja, aprenda a aproveitar cada passo, cada subida e descida, curta o caminho.

Espero que tenham gostado, e até domingo que vem!




2 comentários

  1. Amei muito! Já passei por isso várias vezes e quase cheguei a excluir um livro meu,mas não o fiz. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ❤
      E que ótimo ter persistido, sei como é complicado.
      Parabéns mesmo.

      Excluir