Resenha: Gay – Confusões no Colegial


Como Derick, Tati e Lizi sobreviveram as loucas aventuras do ensino médio
Um cenário perfeito? Nada melhor que um Brasil futurístico, onde adolescentes de 16 anos já podem dirigir e as escolas são realmente boas. Foi assim que
Angeli Pietro chamou minha atenção ─ e acredito que de vários outros leitores ─ para sua obra leve, humorada e assertiva no meio LGBT (olha a gente aqui de novo, rs).
Não é a primeira e nem será a última história da plataforma a tratar do cotidiano adolescente, mas “puxando a sardinha” para a Angeli, a criatividade de retratar esses velhos clichês sobre um novo ponto de vista, é surpreendente e inovador.
Mas Davi, qual a história? Quais os personagens?
Respondendo a primeira, a história foi concebida num momento em que os direitos da comunidade LGBT tornavam-se assuntos mais e mais debatidos no cenário internacional, ou seja, foi daí que surgiu a ideia da autora de montar um livro que trazia a luta, a coragem de mostrar quem se é, uma espécie de revolta, mas também os dramas que podem ser de qualquer adolescente por aí.
Como personagem principal nós temos Derick, que segundo a autora, é um “adolescente [...] que não abaixaria a cabeça para quem o quisesse humilhar. Um garoto que daria a volta por cima ainda que para isso causasse várias confusões ao redor”, e é isso, este é o personagem que vai te deixar eufórico, que você vai amar e às vezes ─ quase sempre ─ querer dar uns bons tapas, mas que ainda vai ser a criatura que você quer por num potinho e proteger de tudo rs.
Já como suas fiéis escudeiras (ou talvez seja o contrário), temos Lizi e Tatiane, duas melhores amigas, que como Derick, também tem seus dramas e inseguranças, mas lidam com isso da melhor maneira que conseguem, cheias de bom humor e prontas para serem ombro amigo uma da outra, e agora, do seu novo amigo.
Eu não vou me esticar muito sobre isso, até porque eu vou dar inúmeros spoillers e acabar com a diversão de vocês. Como eu posso avaliar a obra de uma forma geral?  Bom, ela é maravilhosa, e se você curte coisas do gênero ─ principalmente as fujhoshis da vida ─, vai ficar com uma vontade enorme de devorar mais e mais o livro (eu por exemplo, entrei pela noite na primeira vez que li rs). Quem lembra do meu último post no blog sabe que eu fiz uma listinha de recomendações, e esta resenha foi o motivo deste livro não ter sido posto lá, pois achei que ele merecia uma análise mais profunda. Espero que tenham gostado.

Notas:
¹Livro resenhado: GaY - Confusões no Colegial.
²O livro físico se encontra disponível na Amazon e no Clube de Autores.
³Foi revisado em 2016, e conta com uma nova temporada ─ Semestre In Love

Nenhum comentário