A maioria dos escritores tem ou já teve um livro que não deu certo por algum motivo, seja ele conhecido ou desconhecido pelo escritor. No post em que falei sobre livros frustrados, disse como um escritor se sente, e hoje darei algumas dicas para que isso não venha acontecer. Claro que nem sempre essas dicas vão se encaixar de maneira perfeita, pois cada caso é um caso, mas elas podem te ajudar muito.
1° Procure o porquê seu livro não deu certo, isso não é fácil, mas também não é algo impossível. Analise o projeto desde o início, tenho plena certeza que vai encontrar.
2° Tenha controle sobre si, não escreva muitos livros de uma única vez, isso atrapalha muito, e acaba que você não dá conta de todos e é obrigada a abrir mão de algum. Eu como escritora sei como isso é complicado, pois temos muitas ideias e queremos escrever sobre todas. Uma pequena dica que posso dar é anotar essas ideias em um caderno e quando tiver tempo comece a desenvolver um livro com elas, assim você não perde essas ideias e se mantém organizado.
3° Antes de começar escrever um livro organize as suas ideias em algum lugar, seja no bloco de notas ou em uma simples agenda, para que não as ponha todas desorganizadas no papel e acabe prejudicando o desenvolvimento do livro. A organização é algo fundamental na vida de um escritor.
4° Nunca escreva sobre um tema que não conhece, procure saber primeiramente sobre o tema e o estude calmamente antes de finalmente começar a escrever. Muitos escritores cometem esse erro, e quando param para ler sua obra com calma vê que aquilo não tem coerência alguma.
5° Agrade sempre a você em primeiro lugar, escreva sobre algo que te agrade. Um livro que você escreve apenas para agradar as pessoas tem sempre uma grande chance de ser frustrado, as vezes ele não é frustrado para os leitores, mas sim para o escritor.
6° Tome muito cuidado para não perder a cronologia do livro, isso afeta muito.
7° Não escreva com pressa, pois tudo que é feito com pressa não tem um resultado tão bom, e aposto que você escritor sempre espera o melhor do seu livro. Escreva no seu tempo.
Foram apenas sete dicas, e espero que elas possam ajudar muito vocês para que não venham ter um livro frustrado, pois é algo extremamente desagradável. E por último quero deixar um pequeno recado: Escrevam sempre por amor, e terá um bom resultado.
Boas dicas, Maria Vitória!
ResponderExcluirTenho certeza que irá ajudar as(os) escritoras(os) que estão no início da carrera e aos que já tem um bom caminho andado, afinal dicas construtivas são sempre bem vindas!
Parabéns, Pequena!
Vai ajudar bastante!
ResponderExcluir