Dicas: A importância de se fazer um Book Planner

Dicas:



   Quem nunca leu um livro que no 1º cap. o personagem secundário tinha 10 anos, e no 5º já tinha 22? Exagerei! kkkk Mas essa é a realidade para muitos livros do Wattpad, principalmente quando é o primeiro livro daquele escritor. As vezes um personagem muda de nome, envelhece mais rápido que os outros, ou inicialmente era descrito como loiro dos olhos azuis e depois reaparece ruivo do olhar negro impactante. Difícil quando encontramos essas coisas nas nossas leituras, não é mesmo? Para ajudar aos escritores não cometer esses erros e ainda inspirá-lo a escrever sempre e não desistir do livro no meio é que existe o Book Planner.



   Inicialmente, o Book Planner é onde você reúne suas ideias para iniciar a escrita do seu livro, nele deve conter descrições dos personagens, do local onde a história vai se passar, o tema central e tudo que você imagine para aquela historia. Nele também podemos adicionar fotos de artistas que possam representar o que você imagina ser a aparência de seu personagem, nomes de músicas que te inspiram a escrever, as relações interpessoais dos personagens (principalmente dos que forem da mesma família, pra não correr o risco do filho ter 22 anos e a mãe 32, ou seja deu a luz com 10 anos!).
   Atenção para todos os detalhes, seu Planner serve justamente para ajudá-lo, cuidado para não acabar te prejudicando ao colocar coisas sem necessidade ou detalhes de mais que te compliquem na hora de escrever. Faça pesquisas sobre os assuntos retratados e as ponha lá, quando tiver aquela ideia no meio da noite corre nele e anota, isso vai enriquecer seu trabalho.
   Para fazer o seu Book Planner não precisa de muita coisa, simplesmente papel e caneta, se puder separar um caderninho só pra isso beleza, se não faça numa folha organizadinho, e guarde num local seguro e da fácil acesso.
   No seu Book Planner deve conter:
Informações Básicas: Nesse local escreva o titulo da história, nome dos personagens principais, Temas que o livro aborda e etc.
Sumário: Sim é importante fazer um para não se perder, lembre se de só deixar umas 10 linhas para ele e preencher após completar todo o planner.
Personagens: Os separe por relevância, primeiro os principais com mais detalhes, depois os secundários só com coisas simples como idade e suas ligações com os principais, e os terciários que são os que aparecem vez ou outra, lembre-se de deixar espaço nesses para adiciona-los caso apareçam no decorrer da trama.
Play List e Mídia: Aqui coloque aos poucos músicas, filmes e outras mídias que te darão inspiração para escrever e que podem até mesmo estar sendo inseridos no seu livro.
Cenário: Onde sua historia se passa? É em mais de uma cidade? Esse local existe ou você criou? Se existe pesquise sobre ela, quais as opções de lazer, onde se encontram, qual o clima regional, o tamanho, leia jornais locais ou ouça a rádio local... enfim faça um estudo e coloque aqui tudo que possa importar, um grande amigo nessas horas é o GoogleMaps que até mesmo calcula o tempo que demora para caminha, pedalar ou dirigir de um ponto a outro da cidade, mostra até informações sobre o trânsito, além de te possibilitar conhecer a cidade pela visão por satélite.
Esquema de relacionamentos: Aqui você vai fazer um esquema como se fosse uma árvore genealógica que no topo terá os personagens principais seguidos pelos secundários até chegar no terciários. Em cada seta envés de por "filhos" e tals, coloque as relações entre eles tipo "amigos", "casal", "ex" e por ai vai.
Pesquisas: Aqui escreva as coisas mais importantes que você sabe sobre todos os temas que vão ser retratados na história.
Linha do tempo: Temos aqui o "pulo do gato", fazendo uma linha do tempo e registrando nela os acontecimentos mais relevantes do seu livro, você não vai se perder e criar um filho só 10 anos mais novo que sua mãe! É extremamente importante criar essa parte do planner.
   Pronto, organizando assim você não corre o risco de se perder, além de que vai enriquecer sua escrita e torná-la mais interessante aos leitores.

Nenhum comentário