Além-Mundos: Um Guia Para Escrita Fantástica #1


Você escritor (a) que pensa em escrever um livro de fantasia, tem dificuldade com certos aspectos? Acha que criar mundos ou criaturas é algo complicado demais? Não sabe dar continuidade a sua odisséia? Pois não temas, nessa série de post´s irei ensinar algumas técnicas que eu aprendi - ou inventei - com outros autores do gênero. Eu sou Kevin Fernandes e você é muito bem vindo ao MTL.


ALÉM-MUNDOS: EPISÓDIO UM
Fantasia, o Gênero

#DEFINIÇÃO: Fantasia é um gênero da ficção em que se usa geralmente fenômenos sobrenaturais, mágicos e outros como um elemento primário do enredo, tema ou configuração. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos com diversas versões da realidade e de origens desconhecidas ou inventadas. Mas como classificar-se dentro do gênero? Veremos então alguns ramos da fantasia.

#RAMOS:

  • High Fantasy (Alta Fantasia): Como o próprio nome já diz, este ramo condiz com a criação de mundos em um contexto completamente novo, fugindo do mundo real e embarcando em terras novas e desconhecidas. O high fantasy caracteriza-se, principalmente, pelo desenvolvimento de mundos e realidades alternativas, tendo histórias que se passam em mundos à parte ao plano material real. Exemplos desta vertente da fantasia, são os livros de J.R.R Tolkien ( Autor de O Hobbit e Senhor dos Anéis).
  • Urban Fantasy (Fantasia Urbana): Temos nesta vertente um revés da anterior, com elementos do mundo real, a fantasia urbana mescla realidade e ficção. Sociedades secretas, objetos perdidos e protetores dos humanos são marcas fortes desse sub-gênero. Um famoso exemplo é a aclamada série Harry Potter por J.K Rowling.
  • Distopia Fantástica: Sendo um sub-gênero raro, este ramo aborda um lado político em suas narrativas. Podendo se passar tanto no mundo real quanto no fictício, aborda geralmente temas sociais e debates políticos, sempre trazendo críticas ao mundo real e a sua gestão. Tomem como um poderoso exemplo O Ceifador escrito por Neal Shusterman e que traz uma importante mensagem sobre à morte.
  • Fantasia e Ficção Científica: Entre guerras espaciais e duelos intergálaticos, este ramo aborda um ponto crucial onde a magia se cruza com a ciência. Em sua unanimidade se passam em outros planetas e criam um inventário mental de raças aliens em suas páginas. A Hospedeira de Stephenie Meyer é um bom exemplo.

Ser um escritor não é fácil, mas acredite no seu potencial e seja você mesmo! Espero ter ajudado e até à próxima.

Nenhum comentário