Literatura LGBTQI: Cole-sã Escrevivências



Quantos livros você já leu na vida? Qual a porcentagem deles foi escrito por uma autora (ou autor) LGBTI?
Respondendo essas perguntas eu acredito que você, leitor, consiga refletir sobre a necessidade de mudança de hábitos da nossa parte. Há quem diga que não consome tanto a literatura LGBTQ+ porque não é tão publicado e divulgado no Brasil. Sim, falta visibilidade, mas as editoras, blog's, revistas e etc. trabalham de acordo com a receptividade e interesse do público, isso dá aos leitores o poder de influenciar as escolhas e virar os holofotes para a igualdade e equidade na literatura contemporânea.

Pesquisando com a finalide de usar esse meu humilde espaço de compartilhamento de ideias e reflexões para algo realmente importante, encontrei um projeto gênial da Editora Padê, a Cole-sã Escrevivências, que é basicamente uma coleção de livros escritos por/para/sobre a comunidade LGBTI e suas vivências, onde 75% dos livros são de autoria negra e são produzidos de forma artesanal e disponibilizada para download e compartilhamento gratuito pela própria editora.

PADÊ EDITORIAL

padê surge das encontras. das caminhas encruzilhadas.
da vida que liga pisares. que conecta terra-chão. que demanda terreiros.
que escorre em ser água. que faz ar sopro d’éter.
padê próprio éter. padê matéria das palavras.
padê labareda incandeia lume.
padê articulação das falas. padê encontra das sílabas.
padesconstrução de estados-dicionários.

padê materializa em letras a ânsia-preta-não-dá-mais-pra-segurar.
padê quer ser registra escrita. objeta tocável. propícia ao olfato.
gustativas palavras. sensitivo pensar.
padê pá que é nóis. 

Por: Padê Editorial
O Coletivo editorial Padê, foi criado em 2015 por Tatiana Nascimento e
Bárbara Esmenia e produz livros artesanais, com edições maravilhosas,   escrito por autoras periféricas, negras, LGBTI+ e que usam de forma responsável a literatura para combater opressões de nossa sociedade.

COLE-SÃ ESCREVIVÊNCIAS

A Padê é uma inspiração e exemplo a ser seguido, com esse perfil social e político gênial, a Padê criou o #ProjetoEscrevivências, que tem Tatiana Nascimento, uma das fundadoras da editora, como organizadora e curadora.
A Cole-sã Escrevivências contém 45 livros, escritos por 57 autoras (es) LGBTQI, em sua maioria negras (os) que estão sendo publicados e podem ser adquiridos na loja da editora por um preço justo (mesmo valor que a maioria da livros nacionais) e, pasmem senhoras e senhores, são também disponibilizados pela própria editora, em PDF de forma totalmente gratuita pelo site deles . Sabe o que isso demostra? O real empenho e dedicação da Padê em divulgar e incentivar a literatura LGBTQ nacional!

Se você se interessou e quer conhecer mais da Cole-sã Escrevivências e sua editora, basta entrar no site deles ( pade.lgbt ) ou Instagram ( pade.editorial ) , aproveita pra baixar/comprar obras LGBTQ+ e compartilhar por aí!

P.s. Compartilha também essa postagem e as outras do projeto #VisibilidadeLGBTQ+NaLiteratura, com seus amigos! 

Nenhum comentário